Mestrado em Biologia Animal

Nível: Mestrado Acadêmico
Ano de início: 2002
Conceito atual na CAPES: 4
Recomendação: Processo: 23001-000273/2001-39, Anexo I /
Parecer CNE: 1334/01 de 12/02/2001 /
Resolução Consuni 013/96 de 17/06/1996
Número de créditos para titulação em disciplinas: 28
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 28
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual
Vagas por seleção: 20 (2012/2)

Perfil do profissional a ser formado:

O programa forma mestres altamente qualificados em diferentes sub-áreas da Biologia, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética, Biotecnologia e Biologia da Conservação. Esses profissionais estarão preparados para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e em expansão, que inclui empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais da área ambiental, da saúde e de ensino.

O Mestre em Biologia Animal deverá ser capaz de elaborar propostas, implementar projetos e alcançar soluções para problemas da sociedade. Ele será um formador de opiniões (docência) e/ou gerador de conhecimentos (pesquisa), tendo a capacidade de transmiti-los para a melhoria das condições sócio econômicas locais, regionais e nacionais. Busca-se, então, a formação de pessoal docente para o ensino superior e de recursos humanos para os setores público e privado, bem como de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico em Ciências Biológicas.

O egresso deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso e deve ainda: (i) mostrar que possui senso crítico com relação ao próprio trabalho e de outros; (ii) ter domínio da língua inglesa a fim de viabilizar a publicação de artigos em periódicos e conferências internacionais; (iii) fazer revisão da literatura científica de forma independente; (iv) ter iniciativa e habilidade para comparar os trabalhos encontrados na literatura científica à sua própria abordagem; (v) formular problemas e resultados de forma rigorosa; (vi) colaborar com outros pesquisadores e alunos transmitindo as suas experiências e liderando ou auxiliando quando necessário.

Público alvo:

Poderão inscrever-se no processo de seleção ao curso de Mestrado em Biologia Animal os candidatos com graduação (bacharelado ou licenciatura) em Ciências Biológicas ou áreas afins. Experiência de iniciação científica ou estágios são desejáveis, assim como apresentação de trabalhos em eventos. O candidato à seleção de mestrado deverá ter definido seu orientador entre os membros do corpo docente do Programa e obtido o aceite formal deste.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910