Laboratórios

O programa conta com laboratórios em todos os 4 campi da UFES: Maruípe e Goiabeiras, em Vitória, São Mateus e Alegre, assim como um Laboratório na Universidade de Wisconsin, Madison, EUA, sob responsabilidade dos docentes permanentes e colaboradores.

A infraetrutura do PPGBAN está distribuída entre Laboratórios específicos; Laboratórios multiusuários que abrigam os equipamentos de uso comum e Coleções Científicas, onde ficam depositados materiais biológicos em áreas de pesquisa de referência.

LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

1) Núcleo de Genética Aplicada à Conservação Biodiversidade (NGACB)
Localizado no Departamento de Ciências Biológicas, no Campus de Goiabeiras, Vitória. O NGACB é um laboratório multiusuário criado com recursos da Conservation International (CI) e recursos próprios da UFES em 2007 e desde então mantido com recursos do CNPq, CAPES e FAPES. Tem infraestrutura necessária para a realização dos procedimentos de biologia molecular, desde a extração de DNA ao sequenciamento, genotipagem e análise dos dados. Sua area total de 91,56m2 está dividida em quatro salas:

A) Sala para armazenamento de tecidos e DNA extraído. Possui sete freezers e um botijão de nitrogênio.

B) Extração de DNA (Pré-PCR): Sala adequada para a extração de DNA, preparo de soluções, esterilização de material e preparo de PCR. Está equipada com dois refrigeradores, três freezers, uma cabine de PCR/DNA Workstation, duas estufas, uma centrífuga 24 tubos, uma centrífuga refrigerada, duas mini-centrífugas, dois agitadores de tubos tipo Vortex, um microondas, um agitador magnético com aquecimento, um pHmetro, um banho seco, micropipetas monocanal, multicanal e eletrônica, uma autoclave, uma balança eletrônica analítica e duas balanças de precisão, um destilador de água acoplado a um sistema de ultrapurificação de água. Possui um ultrafreezer em área externa ao NGACB.

C) Amplificação, Sequenciamento de DNA e Clonagem Molecular (Pós-PCR): Esta sala possui equipamentos que permitem a amplificação de DNA, sua visualização em gel de agarose ou acrilamida, procedimentos de purificação do produto de PCR e preparo para o sequenciamento por eletroforese capilar, clonagem molecular, entre outros procedimentos. Para isso, esta sala conta com seis termocicladores ligados a nobreaks, uma mini-centrífuga para microtubos, uma minicentrífuga para tubos de PCR em tiras, uma centrífuga refrigerada com rotores variáveis (microtubos/tubos tipo falcon, microplacas), uma minicentrífuga 12 tubos, um agitador de tubos tipo vortex, micropipetas monocanal, multicanal e eletrônica, um mini termobloco, um microondas, quatro freezers, dois refrigeradores, uma balança eletrônica de precisão, seis cubas para gel de agarose de tamanhos variados, duas cubas para gel de acrilamida, três fontes de eletroforese, um transiluminador, um sistema manual de fotodocumentação de gel, um sistema de fotodocumentação em gel com sistema de captura e impressão de fotos integrado, um iMac, uma incubadora com agitação orbital, uma bomba de vácuo, um sequenciador de DNA por eletroforese capilar ABI 3500 (8 capilares).

D) Bioinformática: Esta sala possui computadores para processamento e análise de sequências e dos dados de genética de populações e filogenéticos. São 03 iMacs, um Mac Pro, um PC, todos ligados a nobreaks, uma impressora a laser e um espectrofotômetro de microvolumes para quantificação de ácidos nucleicos (Nanodrop).

2) Laboratório de Imagens Avançadas
Localizado no Departamento de Ciências Biológicas, no Campus de Goiabeiras, Vitória. É um laboratório multiusuário, com 10 m2 e conta com os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 2 Sistemas de obtenção de imagens em foco estendido (tipo Automontage) GT-Vision, totalmente automatizados, 1 Microscópio eletrônico de varredura marca Geol modelo T330A.

3) Sala de Cultura de Células e Microscopia
Localizado no Departamento de Ciências Biológicas, no Campus de Goiabeiras, Vitória. É um laboratório multiusuário, com 10 m2 e conta com os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: Microscópio invertido Nikkon, estufa de incubação, banho-maria, centrífuga, Fotomicroscópio de Fluorescência Nikkon, geladeira, fluxo-laminar, camburão de nitrogênio líquido, destilador.

LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS

1) Laboratório de Genética Animal (LGA)
Localizado no Departamento de Ciências Biológicas, no Campus de Goiabeiras, Vitória, com área de 30m2, sob responsabilidade da Dra. Valéria Fagundes. Tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 2 microscópios óticos Nikon, 1 microscópio ótico Laborvit, 1 fotomicroscópio de fluorescência Nikon, 2 banhos-maria, 1 estufa, 1 destilador de água, 2 centrifugas, 1 microondas, 5 freezeres , 1 geladeira, 1 sistema de revelação fotográfica preto e branco, 100 armadilhas Sherman, 150 armadilhas Tomahawk, material de campo completo, além de material de informática

2) Laboratório de Mastozoologia e Biogeografia (LaMaB) no Campus de Maruípe, Vitória (30 m2, uma sala). Coordenado pelos Profs. Leonora Pires Costa e Yuri L. R. Leite, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 2 estereomicroscópios, 1 mesa digitalizadora, 2 máquinas fotográficas digitais, 3 paquímetros digitais com interface para computador, 1 receptor de GPS, 1 estufa, 1 geladeira, 1 rifle de pressão, 3 armadilhas fotográficas, 500 armadilhas para captura de pequenos mamíferos, material de campo completo e de informática.

3) Laboratório de Biodiversidade de Insetos, Chalcidoidea (LaBI) no Campus de Maruípe, Vitória (23 m2, duas salas). Liderado pelo Prof. Marcelo Teixeira Tavares, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 4 Estereomicroscópios Leica modelo MZ 7,5, 1 Estereomicroscópios Leica modelo MZ 125, 1 camara clara para estereomicroscópio Leica, 1 Secador de ponto crítico Baltec modelo CPD 030, 1 aparelho de GPS, 14 armadilhas Malaise, Material de campo completo e de informática.

4) Laboratório de Parasitóides Ichneumonoidea Stephanidae (LAPIS) no Campus de Goiabeiras, Vitória (28,5 m2, uma sala). Liderado pelo Prof. Alexandre Pires de Aguiar, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 1 lupa MZ7.5, 1 lupa MZ12.5, 4 lupas de triagem, 20 armadilhas de malaise, Material de campo completo.

5) Instituto Bethylidae de Sistemática (IBeS) no Campus de Maruípe, Vitória (25 m2, duas salas). Liderado pelo Prof. Celso Oliveira Azevedo, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 4 estereomicroscópios Leica MZ 7,5, 1 estereomicroscópios Leica MZ 8, 1 estereomicroscópio MZ125, 1 câmara-clara para estereomicroscópio, 1 microscópio com câmara-clara, 12 armadilhas de Malaise, Material de campo completo e de informática.

6) Laboratório de Biologia da Conservação de Vertebrados (LBCV) no Campus de Maruípe, Vitória (30 m2, duas salas). Liderado pelo Prof. Sérgio Lucena Mendes, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 2 estereomicroscópios, 1 microscópio óptico, 4 binóculos, 1 rádio receptor de telemetria, 5 armadilhas fotográficas, 2 aparelhos de GPS, 1 TV 16 polegadas, 1 câmera fotográfica digital, 1 câmera Filmadora Cânon GL2 , 1 gravador de som profissional Sony, equipamentos de informática, incluindo computadores para análises espaciais complexas em sistemas de informação geográfica.

7) Laboratório de Ictioplâncton, no Campus de Goiabeiras, Vitória (80 m2, três salas). Liderado pelo Prof. Jean Christophe Joyeux, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 1 microscópio estereoscópico Zeiss, 1 microscópio estereoscópico Leica c/ camara clara, 5 fluxômetros mecânicos, 2 freezeres horizontais, 1 câmera digital c/ caixa estanque (7 Mpix; 40m), 1 rede ictioplancton diam 0,6m, malha 333 micras, 2 redes ictioplancton diam 0,5m, malha 500 micras, 3 picares (redes de praia), 10 m comprimento, 2 redes de arrasto, 10 m comp., malha 0,5 cm, 1 rede camaroneira, 3 coletes de mergulho, 1 regulador de mergulho (+ 2 sendo comprados), Material de campo completo e de informática.

8) Laboratório de Nectologia, no Campus de Goiabeiras, Vitória (80 m2, três salas). Liderado pelo Prof. Prof. Agnaldo Silva Martins, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 1 Microscópio Estereoscópico Trinocular Olympus, 2 Microscópios Esteroscópicos Binoculares, 1 Microscópio Optico binocular, 1 serra metalográfica, 1 GPS, 1 filmadora digital, 1 câmera digital 3,2 megapixel, 3 balanças digitais (precisão 0.01g), 1 balança digital de campo, Material de campo completo e de informática.

9) Laboratório de Insetos Aquáticos, no Campus de São Mateus (20 m2, uma sala). Liderado pelo Prof. Frederico Falcão Salles, tem os seguintes equipamentos adquiridos com recursos principalmente da FAPES e CNPq: 1 estereomicroscópio com câmara clara, 1 microscópio óptico com câmara clara, 1 estufa de secagem de lâminas, 1 laminário para 1.500 lâminas, 1 câmera digital, 1 aparelho de GPS , Material de campo completo e de informática.

COLEÇÕES CIENTÍFICAS

1) Coleção de Mamíferos, no Campus de Maruípe, Vitória (10m2, uma sala). Com um acervo de cerca de 2.500 espécimes de mamíferos preservados na forma de peles, crânios, esqueletos e via úmida, conta com os seguintes equipamentos adquiridos principalmente da FAPES, FACITEC e CNPq: 6 armários para via seca com 25 gavetas cada, 2 armários para via úmida, 1 desumidificador de ar, equipamentos de informática.

2) Coleção de Tecidos e DNA, no Campus de Maruípe, Vitória (10m2, uma sala), alojada no NGACB. Seu acervo tem cerca de 5.000 amostras de tecidos e DNA de vertebrados (roedores, marsupiais, morcegos, anfíbios, primatas e répteis), em álcool, e 500 amostras de fezes desidratadas de primatas, conta com os seguintes equipamentos adquiridos principalmente com recursos da FAPES e CNPq: 5 freezeres convencionais e um ultra-freezer (-80), além de equipamentos de informática.

3) Coleção Entomológica, no Campus de Maruípe, Vitória (40 m2, duas salas)
Está organizada em uma sala de coleção em via seca e uma sala de apoio (inclui a coleção em via úmida). Esta estrutura dá apoio aos estudos de sistemática de himenópteros parasitóides. Atualmente, a coleção conta com cerca de 30 mil exemplares em via seca e com 500 lotes em via úmida. Conta com os seguintes equipamentos adquiridos principalmente com recursos da FAPES e CNPq: 2 desumidificadores de ar, 26 armários entomológicos com 31 gavetas cada, 3 freezers verticais, além de equipamentos de informática.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910