Disciplinas Obrigatórias

QUI14876 - QUÍMICA GERAL
Estrutura dos átomos. Classificação periódica. Ligação química e interações intermoleculares. Estrutura molecular. Reações químicas e estequiometria. Soluções. Cinética química. Equilíbrio químico. Termoquímica. Eletroquímica.

BIO14877 - SISTEMÁTICA BIOLÓGICA
Definições de Sistemática. Influência do pensamento tipológico na Sistemática. Caracteres Taxonômicos. Fundamentos de Alfataxonomia. Influência do pensamento evolucionista na Sistemática. Caracteres filogenéticos: homologia, homoplasia, apomorfia, plesiomorfia, sinapomorfia e simplesiomorfia. Agrupamentos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos. Matrizes de caracteres. Construção e interpretação de cladogramas. Classificação Biológica: escolas tradicional, fenética, gradista e filogenética.

BIO14878 - BIOLOGIA CELULAR
Identificação e estudo de conteúdos de Biologia celular que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Células Procariontes e Eucariontes. A Célula Animal e Vegetal. Organização, estrutura e função da membrana celular, dos componentes do citoplasma e do Núcleo. Divisão Celular. Ciclo Celular e sua Regulação. Diferenciação Celular.

BIO14879 - MICROBIOLOGIA
Identificação e estudo de conteúdos de microbiologia que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Características gerais dos microrganismos. Princípios de genética microbiana. Controle do crescimento microbiano. Noções gerais sobre vírus e fungos. Doenças microbianas. Noções de microbiologia do solo e da água. Noções gerais de imunologia e epidemiologia.

BIO14880 - PROJETO INTEGRADOR I
Articulação entre os conhecimentos, os saberes e a experiência por meio da pesquisa, dos educandos em diversos espaços educativos. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino. Participação e apresentação dos projetos na forma de Extensão do curso (45h).

EPS13106 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
A relação entre a educação e seu contexto sócio-histórico-cultural; diferentes sociedades, diferentes educações e diferentes educações dentro da mesma sociedade. Gênese histórica e desenvolvimento do modelo hegemônico de escola no mundo e no Brasil. As diferentes correntes educacionais e seus fundamentos filosóficos: ontológicos, axiológicos, políticos, epistemológicos, gnosiológicos, estéticos. Teorizações funcionais, críticas e pós-críticas: diferenças e contradições.

QUI14881 - QUÍMICA ORGÂNICA
Alcanos. Alquenos e Alquinos. Compostos aromáticos. Alcoóis, éteres e fenóis. Estereoquímica. Haletos orgânicos. Aminas. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados.

BIO14882 – HISTOLOGIA
Identificação e estudo de conteúdos de histologia que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Estrutura e aspectos biológicos dos tecidos fundamentais.

BIO14883 - BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Identificação e estudo de conteúdos de biologia do desenvolvimento que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Gametogênese, embriogênese e desenvolvimento animal sob o ponto de vista evolutivo. Regulação ambiental do desenvolvimento animal.

BIO14884 - BIOLOGIA MOLECULAR
Identificação e estudo de conteúdos de biologia molecular que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Composição química da matéria viva. Macromoléculas: estrutura e função. Biossíntese, Catabolismo e Energia. Os mecanismos básicos da transmissão da informação gênica: replicação, transcrição e tradução. O controle da Expressão Gênica. A estrutura do genoma.

BIO14885 - MORFOLOGIA VEGETAL
Identificação e estudo de conteúdos de morfologia vegetal que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Organização do corpo vegetal. Morfologia externa, origem e evolução da raiz, do caule, da flor, do fruto e da semente. Organização interna do corpo vegetal. Célula Vegetal. Tecidos Vegetais. Estruturas Secretoras. Anatomia da raiz, do caule e da folha. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Botânica.

BIO14886 - ZOOLOGIA I
Identificação e estudo de conteúdos de zoologia de invertebrados que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Multicelularidade e a origem da vida pluricelular; origem dos animais; origem das cavidades corpóreas, do intestino, da bilateralidade e consequências evolutivas para a vida dos metazoários; morfologia funcional, reprodução, classificação e noções de filogenia de Protozoa, Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertea, Nematoda, Nematomorpha e Rotifera. Ciclo de vida dos principais parasitas humanos.

BIO14887 - PROJETO INTEGRADOR II

FIS14888 - FÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 Noções de funções, tabelas e gráficos. Grandezas físicas e medidas; movimento, forças e leis de Newton, trabalho e energia, movimento ondulatório; temperatura e calor; densidade e pressão, pressão de vapor e umidade, tensão superficial e capilaridade, difusão e osmose, noções de dinâmica dos fluidos. Aplicações da física a ciências biológicas: voo dos animais, física do mergulho, efeito estufa e aquecimento global.

EPS13687 - POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Política educacional como política social: o direito à educação e a justiça social. Introdução às teorias do Estado. Estado, os atores sociais e a política pública. Planejamento educacional: centralização/descentralização, público/provado e quantidade/qualidade. Políticas educacionais no Brasil contemporâneo: legislação, estrutura e organização. Financiamento da educação no Brasil. Organização e formação do trabalho docente. Sistemas de avaliação em larga escala na educação brasileira. Políticas educacionais no Espírito Santo.

MOR14889 - ANATOMIA HUMANA
Descrição morfológica da constituição e organização do corpo humano; estudo do dos sistemas esquelético, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino, genital feminino e nervoso. Estudo dos órgãos dos sentidos, glândulas endócrinas e tegumento comum.

TES14890 – BIOQUÍMICA
Estrutura das macromoléculas: suas localizações e funções nos diversos compartimentos celulares. Estrutura das enzimas e mecanismos de produção de energia. Metabolismo e sua regulação. Regulação e Integração Metabólica.

BIO14891 - BIOLOGIA DE ALGAS, BRIÓFITAS E FUNGOS
Identificação e estudo de conteúdos sobre algas, briófitas e fungos que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Fundamentos de biologia, ecologia e filogenia de micro e macroalgas, briófitas e fungos.

BIO14892 – GENÉTICA
Identificação e estudo de conteúdos de genética que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Origens e História da Genética e Evolução, Genética Clássica, Bases da Genética Mendeliana, Padrões de Herança. Base Cromossômica da Herança. Interação Gênica. Ligação e Mapeamento Gênico, Recombinação. Mutação e Alterações dos Cromossomos (numéricas e estruturais), Mecanismos e Consequências. Grupos Sanguíneos. Aplicação de Modelos Estatísticos (Probabilidade Quiquadrado). Aspectos genéticos da ancestralidade genômica e de polimorfismos associados à miscigenação entre ameríndios, africanos, europeus e asiáticos na população brasileira.

BIO14893 - ZOOLOGIA II
Identificação e estudo de conteúdos de zoologia de invertebrados que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Fundamentos para o ensino de Annelida, Mollusca e Echinodermata: morfologia funcional filogenia e ecologia dos organismos. Aspectos históricos, culturais e ambientais do uso desses seres vivos pelo ser humano.

TEP14894 - PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Evolução histórica do ensino de Ciências. Alfabetização científica e tecnológica. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos. Modelagem. Ensino por investigação. Planejamento de estratégias didáticas e uso de recursos educativos em uma perspectiva investigativa: livros didáticos, paradidáticos, jogos, modelos, experimentos, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Ciências.

BIO14895 - PROJETO INTEGRADOR III

TEP13703 – DIDÁTICA
As relações entre Educação, Didática e ensino. Questões atuais da Educação. Projeto pedagógico da escola e trabalho docente. abordagens de ensino e a tradição pedagógica brasileira. Cotidiano da escola e da sala de aula: as relações entre professores, alunos e outros sujeitos do processo educativo. Planejamento de ensino: modalidades de trabalho pedagógico e planos de ensino. Objetivos e conteúdos de ensino. Estratégias de ensino-aprendizagem. Recursos didáticos e tecnologias da informação e da comunicação. Avaliação de aprendizagem: critérios e instrumentos.

TES14896 - FISIOLOGIA HUMANA
Biofísica de membranas. Mecanismos neurais e hormonais de controle. Fisiologia dos sistemas sanguíneo, muscular, cardiovascular, respiratório, nervoso, digestório, renal, endócrino e genital. Fisiologia das sensações e do comportamento. Mecanismos de defesa do organismo.

BIO14897 - BIOLOGIA DE VEGETAIS VASCULARES
Identificação e estudo de conteúdos de biologia dos vegetais vasculares que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Estudo da organização morfológica, ciclos de vida e diversidade de Lycophyta, Monilophyta, Spermatophyta. Sistemas de classificação. Nomenclatura botânica. Técnicas de coleta e identificação de material botânico, com ênfase nas principais famílias do Espírito Santo, nas famílias de importância econômica e nas famílias utilizadas por comunidades tradicionais, afrodescendentes e indígenas do Estado.

BIO14898 - FISIOLOGIA VEGETAL
Identificação e estudo de conteúdos de fisiologia vegetal que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Fundamentos de absorção e condução de água. Fotossíntese e respiração. Transpiração. Condução de seiva. Desenvolvimento e hormônios. Movimentos vegetais. Frutificação, Dormência e Germinação.

BIO14899 - GENÉTICA EVOLUTIVA
Identificação e estudo de conteúdos de genética evolutiva que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Variação Fenotípica e Genética em Populações Naturais. Frequências Alélicas e Gênicas. Migração e Fluxo Gênico. Deriva Genética e Endogamia. Taxa de Mutação. Teoria Neutra de Evolução Molecular. Seleção Natural. Valor Adaptativo. A Genética do Desenvolvimento.

BIO14900 - ZOOLOGIA III
Identificação e estudo de conteúdos de zoologia de invertebrados que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Fundamentos para o ensino de Panarthropoda. Origem dos Arthropoda; caracterização, morfologia funcional e biologia de Chelicerata, Crustacea, Hexapoda e Myriapoda; noções de Trilobitomorpha, Onychophora, Tardigrada; filogenia de Arthropoda.

TEP14901 - PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Práticas investigativas no ensino de Biologia. Linguagens e Discurso no ensino de Ciências e Biologia. Leitura e escrita na Educação em Ciências. Abordagens CTS/CTSA. Questões sociocientíficas. História da Ciência no ensino de Biologia. Planejamento e uso de estratégias e recursos educativos em uma perspectiva investigativa: livros didáticos, paradidáticos, jogos, modelos, experimentos, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Biologia.

TEP13690 - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
 Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais, identidades e subjetividades. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira. A formação de profissionais da educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

BIO14902 - PROJETO INTEGRADOR IV

TEP14938 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ESEC)
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem em escolas de educação básica, no ensino fundamental. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos

BIO14903 – EVOLUÇÃO
Identificação e estudo de conteúdos de evolução que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Histórico e evidências da evolução. Pensamento filogenético. Conceitos de espécie e variação intraespecífica. Evolução humana (do berço na África até a América do Sul: diversidade e variação geográfica na espécie humana). Especiação. Biogeografia evolutiva. História da vida. Genômica evolutiva. Biologia evolutiva do desenvolvimento. Coevolução. Extinção e irradiação.

BIO14904 - ZOOLOGIA IV
Diversidade, evolução, ecologia, anatomia e fisiologia comparada de Hemichordata, Cephalochordata, Urochordata, Agnatha, Osteichthyes, Chondrichthyes, Amphibia, Reptilia (incluindo Aves) e Mammalia. Utilização dos vertebrados na cultura indígena e afrodescendente.

BIO14905 - PROJETO INTEGRADOR V

PSI00764 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Relação Psicologia e Educação. A dinâmica psico-social da educação: sistema educacional brasileiro, práticas educacionais e cotidiano escolar. Concepções de aprendizagem e processos educacionais.

LCE13698 - FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Aspectos linguísticos da língua de sinais. A cultura e a identidade surda. Legislação específica. Sinais básicos para conversação.

PAT14906 – PARASITOLOGIA
Noções gerais e conceitos básicos e aplicados em Parasitologia. Principais doenças parasitárias humanas causadas por protozoários, helmintos e artrópodes.

TEP14939 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA (ESEB)
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem em escolas de educação básica, no ensino médio. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos.

BIO14907 – ECOLOGIA
Identificação e estudo de conteúdos de ecologia de ecossistemas e de populações que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Adaptações ao ambiente físico. Biomas. História de vida dos organismos. Teias alimentares. Relação dos indivíduos com componentes bióticos e abióticos. Ecossistema: ambiente físico (luz, temperatura, água, salinidade, solo), fatores limitantes, transferência de energia e biomassa. Ciclos biogeoquímicos. Distribuição e estrutural espacial das Populações. Crescimento, regulação e dinâmica das Populações. Recursos naturais e meio ambiente. Poluição e desequilíbrios ecológicos. Novas tecnologias e seu risco ambiental.

BIO14908 - GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
Identificação e estudo de conteúdos de geologia e paleontologia que integram o currículo de Ciências e Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Estrutura interna da Terra. Tectônica de placas e deriva continental. Minerais. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Dinâmica interna da Terra. Erosão, intemperismo e pedogênese. Transporte e sedimentação. Recursos hídricos, minerais e energéticos. Evolução das paisagens. Impactos humanos. Tempo geológico. Origem da vida. Tipos de fósseis. Tafonomia. Processos de fossilização. Extinções em massa. Fósseis-guia. Diversidade e evolução da biota no Pré-Cambriano e nas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

BIO14909 - PROJETO INTEGRADOR VI

TEP13129 - CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A constituição histórica do campo do currículo: fundamentos, concepções e perspectivas. Acompanhamento e análise das atuais políticas do currículo da/na Educação Básica: prática discursiva, cotidiano e cultura escolar, identidade, diferença e diversidade.

TEP14941 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação. Prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa em Educação em Ciências. Elaboração de projeto de pesquisa e/ou extensão.

TEP14940 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS
Desenvolvimento profissional de professores. Educação em espaços não formais. Divulgação científica. Espaços e modalidades de atuação do professor biólogo.

BIO14910 - FISIOLOGIA ANIMAL
Biologia da educação básica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. Alimento e energia: alimento e combustível (captura, digestão e nutrição) e metabolismo energético. Água: Água e regulação osmótica (ambiente aquático e terrestre) e Excreção (órgãos e funções). Oxigênio: A atmosfera; Aspectos fundamentais e propriedade dos gases; Respiração (respiração na água e aérea); Sangue e Circulação (princípios gerais e arranjos cardiovasculares) Temperatura: Efeitos e regulação térmica.

BIO14911 - ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS
Interação entre as espécies. Interação consumidor-recurso. Relações interespecíficas: predação, parasitismo, competição, acaso e coevolução. Noção de guilda e estrutura funcional de comunidades (grupo funcional). Sucessão Ecológica. Estrutura trófica. Conservação de Comunidades e Ecossistemas. Riqueza e abundância de espécies. Biodiversidade e funções ecossistêmicas. Padrões Biogeográficos.

TEP13131 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Diversidade e diferença como constituintes da condição humana. Abordagens sobre a diversidade e a diferença no campo educacional. A escola inclusiva. Legislação, Políticas Públicas: gênero, deficiência, diversidade sexual, indígena, educação ambiental e outros. A formação de professores e a diversidade no espaço educacional.

TEP14942 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Aprofundamento teórico temático. Execução de projeto de pesquisa e/ou proposta de intervenção. Apresentação/defesa do trabalho realizado no seminário de defesas de TCC (120 horas de extensão).

BIO14912 - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
A Ciência e tecnologia no Brasil; Concepção de ciência; Conhecimentos tradicionais indígenas, afrodescendentes e populares e aspectos culturais relacionados a conceitos biológicos em saúde e ecologia; senso comum e a linguagem científica; Conceitos de disseminação, divulgação e difusão científica; Ações e iniciativas em popularização da ciência e tecnologia e de divulgação científica; contribuições da análise do discurso para Divulgação Científica; Parâmetros para análise de textos de divulgação científica; importância da divulgação científica: intenções, funções e vertentes; Uso da divulgação científica no ensino de Biologia; Fontes, programas e atividades de divulgação científica; Papel da popularização das ciências em espaços formais e não formais de ensino de biologia; Interação entre o ensino de biologia formal e não formal; A sociedade e a necessidade de uma cultura científica.

EPS13133 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Da administração escolar à gestão educacional: questões teórico-conceituais. Garantia do direito à educação no âmbito da gestão escolar. Gestão e organização de sistemas de ensino e das instituições de educação básica. Gestão dos recursos financeiros, do espaço físico e do patrimônio da escola. Projeto político-pedagógico e o planejamento do currículo escolar. Mecanismos de gestão democrática (órgãos colegiados, representação e processos decisórios). Planejamento participativo e a organização do cotidiano da escola de educação básica. Avaliação institucional e em larga escala. Articulação entre escola, família e comunidade.

TEP14913 - TÓPICOS ESPECIAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Temas bioéticos; educação ambiental; educação em saúde; educação e sexualidade; ética e pluralidade cultural e outros temas presentes no currículo de Ciências e Biologia na educação básica; o exercício da docência, democracia, cidadania e justiça social.
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910