Partição dos recursos florais de Byrsonima sericea DC por abelhas coletoras de óleo na restinga

Nome: Camila Silva Carpim
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/11/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marcelo Teixeira Tavares Orientador
Tânia Mara Guerra Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Agnaldo Silva Martins Examinador Interno
Antonio Jose Camillo de Aguiar Examinador Externo
Ary Gomes da Silva Suplente Externo
Marcelo Teixeira Tavares Orientador
Pâmella Machado Saguiah Suplente Interno
Tânia Mara Guerra Coorientador

Resumo: Resumo

1. Byrsonima sericea DC (Malpighiaceae) é uma fonte importante de óleo para as abelhas da restinga. As abelhas coletoras de óleo são especializadas na coleta desse recurso, que é essencial para sua sobrevivência e persistência.

2. Assume-se que a coexistência das espécies de abelhas coletoras de óleo na restinga se baseia tanto na separação temporal quanto na espacial na coleta desses recursos. Logo, o objetivo deste estudo foi testar a hipótese de partição de recursos florais pelas abelhas coletoras de óleo em B. sericea.

3. Esse estudo foi conduzido em uma área de restinga do Sudeste do Brasil, durante o período de floração de B. sericea. Semanalmente, foram realizadas observações e registros da frequência de visitação e interações entre as abelhas nas flores de dois exemplares de B. sericea.

4. Três espécies de Centridini e duas de Epicharitini foram identificadas como as visitantes mais frequentes de B. sericea: Centris sp1, Centris (Centris) spilopoda

Moure, 1969, Centris (Hemisiella) tarsata Smith, 1874, Epicharis (Epicharis) nigrita Friese, 1900 e Epicharis (Epicharoides) picta Smith, 1874.

5. A partição de recursos florais de B. sericea por abelhas coletoras de óleo foi verificada em escala espacial (entre plantas e entre estratos) e em escala temporal (entre as semanas de floração e entre as horas do dia). As abelhas coletoras de óleo apresentaram diferenças mais significativas na partição dos recursos ao longo das semanas de floração (temporal) e entre os estratos (espacial) de B. sericea.

Palavras-chave. Abelhas coletoras de óleo, Centridini, Epicharitini, Byrsonima sericea,

partição de recursos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910