Efeitos da rodovia na atividade de Salvator merianae (Duméril & Bibron, 1839)
Nome: Tomas de Lima Rocha
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/11/2021
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
Aureo Banhos dos Santos | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
Ana Carolina Srbek de Araujo | Examinador Externo |
Aureo Banhos dos Santos | Orientador |
Helena de Godoy Bergallo | Examinador Externo |
Rodrigo Giesta Figueiredo | Suplente Externo |
Resumo: As rodovias são um dos maiores vetores de perda de biodiversidade terrestre. Entre os impactos da rodovia sobre a fauna, estão principalmente os atropelamentos, o efeito barreira, isolando as populações, e a zona de efeito de borda na qualidade do habitat, a qual influencia na distribuição das populações. Em geral, os estudos de ecologia de estradas apontam que os efeitos das rodovias sobre os répteis são negativos, mas a maioria deles avaliou os problemas relacionados aos atropelamentos, poucos avaliaram os outros efeitos. O presente estudo visa entender como uma rodovia afeta a
população do lagarto teiú Salvator merianae, em uma área protegida na Mata Atlântica do sudesde do Brasil. O teiú é um lagarto de grande porte com ampla distribuição na América do Sul, e que é comumente encontrado proximo de ambientes antropizados em busca de alimentos e locais para regulação térmica. Um desses ambientes são as estradas e rodovias, onde os indivíduos correm riscos de serem atropelados. A área de estudo foi o cenário da rodovia federal BR-101, uma das mais movimentadas do país, no interior da Reserva Biológica de Sooretama, no Estado do Espírito Santo. Além de avaliar os
atropelamentos de teiús no trecho da rodovia que corta a reserva, esse trabalho focou principalmente em entender os efeitos da rodovia nas atividades, distribuição e movimentação dos indivíduos da população no entorno do ambiente viário. Com o uso de armadilhas fotográficas, verificou-se que a proximidade da rodovia e a temperatura influenciam positivamente na detectabilidade desses animais. Além disso, o horário de atividade diária dos indivíduos próximo da rodovia foi maior do que mais distante da rodovia. Esses resultados provavelmente estão relacionados com a maior incidência de luz e calor que elevam a temperatura no ambiente na borda da rodovia, atraindo os teiús e permitindo que fiquem ativos mais cedo. A taxa de travessia da rodovia pelos indivíduos através bueiros de drenagem foi de 16%. Dos indivíduos capturados e marcados (47), (11) foram recapturados. O deslocamento dos indivíduos da captura para a recaptura se deu por curtas distâncias de até 1000 metros. Nenhum dos indivíduos foi recapturado em margens opostas da rodovia, o que pode ser explicado pelo tamanho da área de vida e hábito
territorialista dos teiús. Nenhum dos teiús que foram acompanhados com o carretel de linha (14) se deslocou em direção à rodovia. Entretanto, alguns indivíduos de teíu foram registrados atropelados, antes e durante este estudo, 7 e 6, respectivamente, embora nenhum deles estava entre aqueles previamente marcados neste estudo. A proximidade dos teiús da rodovia movimentada é prejudicial, pois os indivíduos correm risco de serem atropelados, caçados e perseguidos por pessoas. Esses mesmos indivíduos mantem sua área de vida bem próxima a rodovia, devido as condições favoráveis de habitat, mas a faixa de rolamento pode funcionar como barreira para as populações de ambos os lados da rodovia, pois poucos indivíduos efetivamente atravessam a rodovia. A proximidade da rodovia tem efeito positivo na distribuição de teiú, mas tem efeitos negativos para sua movimentação, e pode ter efeitos negativos também no fluxo gênico populacional.