A methodological and practical take on an exhaustive combination approach for ecological niche models applied in Rhodniini tribe biogeographical patterns for paleoclimate conditions

Nome: Guilherme Sanches Corrêa do Nascimento
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gustavo Rocha Leite Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Albert David Ditchfield Suplente Interno
Alexandre Silva de Paula Examinador Externo
Ana Carolina Loss Rodrigues Examinador Interno
Cleber Galvão Ferreira Suplente Externo
David Eladio Gorla Examinador Externo
Gustavo Rocha Leite Orientador
Rodrigo Gurgel Gonçalves Examinador Externo

Resumo: O presente estudo utiliza modelos de nicho ecológico (ENMs) para investigar a biogeografia histórica de espécies neotropicais. Aplicamos método de combinação de variáveis preditoras e parâmetros do Maxent para selecionar ENMs e propomos estratégias para enfrentar desafios associados a abordagem exaustiva na produção e validação de modelos. Nossas análises são baseadas em barbeiros neotropicais que compõem a tribo Rhodniini Pinto 1926, que apresentam diversos padrões de distribuição na região. Para explorar as características de distribuição, incluindo adequabilidade espacial pelo tempo, desenvolvemos ENMs binários e discutimos aspectos metodológicos da mudança de distribuição. Este estudo está dividido em três capítulos:
O capítulo um examina a combinação de variáveis ambientais, feature classes, e regularization multipliers, indicando suas características e propondo o desenvolvimento inicial de estratégias para lidar com a natureza intensiva de consumo de tempo e hardware da abordagem aplicada. O capítulo dois foca na estabilidade das condições de ocorrência das espécies da tribo Rhodniini a partir do último máximo glacial, compreendendo três tópicos: • 2.1 Introduz o método proposto para acessar estabilidade de áreas adequadas para condições atuais dados vários cenários temporais prévios. • 2.2 Apresenta nosso artigo publicado que investiga padrões de estabilidade para Rhodnius domesticus.
• 2.3 Expande a análise para outras espécies da tribo Rhodniini e propõe uma nova etapa envolvendo média final dos ENMs. O capítulo três explora a distribuição de adequação durante o Pleistoceno e o Plioceno para Rhodnius pallescens, Rhodnius neivai e Rhodnius domesticus. Esta investigação examina as relações de eventos de especiação com fenômenos geológicos neotropicais, como soerguimentos Andinos, Istmo do Panamá e o sistema Acre. Em todos os capítulos, reconhecemos limitações associadas à aplicação e compilação de ENMs. No entanto, desenvolvemos estratégias metodológicas que podem ser úteis e enfatizamos o papel significativo das mudanças climáticas na biogeografia das espécies neotropicais.

Palavras chaves: Modelos de nicho ecológico; Rhodniini; Maxent; Região neotropical; Paleoclima; Biogeografia Histórica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910