O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Influência da paisagem na assimetria flutuante em barbeiros da Mata Atlântica: Triatoma vitticeps (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae)

Nome: ANDRE LUIZ GADELHA DE ALMEIDA

Data de publicação: 29/11/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA LOSS RODRIGUES Examinador Interno
GUSTAVO ROCHA LEITE Presidente
NILDIMAR HONORIO ROCHA Examinador Externo

Resumo: As paisagens são compostas por manchas que representam áreas e corredores, refletindo a interação entre humanos e o ambiente. Essa interação pode causar alterações que impactam a morfologia de animais sensíveis ao estresse, levando à assimetria flutuante. Os barbeiros (Reduviidae: Triatominae), vetores do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, são afetados pela degradação ambiental, o que facilita seu contato com populações humanas e influencia sua dispersão em áreas alteradas. Neste trabalho, buscamos correlacionar a assimetria flutuante em barbeiros (Triatoma vitticeps) com diferentes graus de degradação ambiental, analisando 35 índices de paisagem. A mensuração da assimetria flutuante foi realizada por meio de morfometria geométrica, utilizando pares de asas posteriores. Para isso, aplicamos modelos de uso do solo e caracterização de métricas, organizados em quatro categorias, a fim de avaliar seu impacto sobre a assimetria dos espécimes. Encontramos variações significativas de simetria associadas à interação entre indivíduos e lados (F = 3,57, p < 0,0001), correlacionadas com as métricas de paisagem por meio de modelos de GAM. Os resultados mostraram que, entre os índices analisados, apenas o PROX_CV (Coeficiente de Variação da Proximidade entre fragmentos de paisagem) apresentou uma correlação significativa com a assimetria flutuante (FA) (p = 0,00092). contribuindo para oferecer insights sobre a influência da estrutura espacial da paisagem sobre a assimetria de barbeiros. A conclusão sugere que a integridade da paisagem influencia diretamente o desenvolvimento dos barbeiros, e a assimetria flutuante se revela uma ferramenta eficaz para detectar variações morfométricas decorrentes do estresse ambiental.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.